Inicio



 História de Sátiro Francisco e Maria Leopoldina Oinheiro

                         (Maroquinha Pinhiero).

 

Sátiro e Maroquinha Pinheiro

Sátiro e Maroquinha Pinheiro
       Minha mãe Maria Leopoldina Pinheiro (Maroquinha Pinheiro) continuou a construção de uma igreja com enormes sacrifícios... Com muito trabalho e peregrinações construiu. Mas por falta de um projeto esta primeira  Igreja caiu... 

A primeira capela que foi construída em Paraná-RN. Esta como não foi um trabalho arquitetado, pois engenheiro caiu. Ela com o povo simples dos sítios e da cidade começaram tudo de novo... Para construir novamente a outra que é a atual Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Paraná - RN.

A primeira capela que foi construída em Paraná-RN. Esta como não foi um trabalho arquitetado, pois engenheiro caiu. Ela com o povo simples dos sítios e da cidade começaram tudo de novo... 















Terezinha Pinheiro é a que está com a mão na boca.
Foto: Eleine Pinheiro Rezende
Terezinha Pinheiro é a que está com a mão na boca.
 Quando meu pai Sátiro Francisco Moreira morreu, mamãe sem condições de ficar naquele lugar por causa da idade avançada e de sua saúde (a cidade naquela época, ainda não tinha água encanada) foi morar em Uiraúna - PB, doando sua casa, com o consentimento de seus três filhos para ser “a Casa Paroquial da Cidade de Paraná -RN"e funciona hoje como um pequeno“Centro de Vida”... De portas abertas para a comunidade, como era o seu estilo deles... 
    Terezinha pediu algumas doações de livros para que funcionasse na casa uma pequena biblioteca para os jovens e adolescentes.
           Saudades mas presença afetuosa que me atrai o céu para o meu convívio e é sempre presente..


Maria Leopoldina Pinheiro Moreira

   Igreja Nª Senhora do Perpétuo Socorro Paraná - RN
Foto: Conceição Pinheiro
            



      Os pais não sabem o quanto fica na vida de uma criança o estar presente em suas vidas proporcionando momentos assim, junto com outras crianças. Era a minha maior alegria!

       Minha mãe era filha de Moisés Pinheiro da Silva que nasceu em 15/03/1872 a 1947 e Vicência Pinheiro da Silva em 15/03/1863 a 1956. 

  
    Com sua casa de portas sempre de portas abertas..Como jazigo... Fonte para matar a sede física, espiritual, cultural e afetiva dos que chegavam ali.
Paragem que saciava a fome de retirantes e pedintes guarida para os solitários...
        Palavra de ternura para quem chegava preocupado, nervoso ou ansioso.
       Palco de Vida e de amor perene...
       Vida que na saudade se revive.
       Aconchego afável, sabor de felicidade!
      A casa continua a sua imagem original (A faixada da casa foi mudada) nas raízes de fantasias infantis e de coloridos sonhos:
               Meus pais moravam na cidade de Paraná – RN desde quando era vila. Minha mãe comumente chamada de Maroquinha Pinheiro era uma  grande líder no serviço ao próximo e a comunidade. Desde que ela chegou a vila iniciou a construção de uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. 
            Logo que meu pai morreu minha mãe resolve doar a “Casa” onde nascemos para ser a CASA PAROQUIAL - Que hoje se tornou como um Centro Comunitário onde se realizam os encontros e reuniões da Comunidade Paroquial, catequese e também da comunidade.
            Os prefeitos que se sucederam eram sempre do município e faziam mais pelos próprios sítios onde moravam do que pela cidade.
     Hoje um deles já é maior do que a própria cidade de Paraná-RN. E até órgãos públicos e ambulâncias ficam no Sítio Caiçara reduto destes ex-prefeitos. E a cidade que fica na divisa entre os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte é abandonada pelos dois estados... Nossa casa fica na rua da Paraíba. Somos Uiraunenses porém sinto-me filha de Paraná-RN. Foi ali que nascemos.

Papai acompanhando a procissão,
 depois da reforma da igreja de Paraná- RN.
      Meu pai era um homem tímido apaixonado pelo campo e pela agricultura. Era produtor de algodão, milho e feijão. Ajudava a cada pessoa sem distinção... 
     
  Ela começou tudo de novo! 
          Fazia enormes caminhadas pelos sítios pedindo ajuda como também ia até a capital Natal-RN.
         Com muito trabalho e peregrinações construiu. Mas por falta de um projeto esta Igreja caiu... E ela começou tudo de novo! 

          
        
Maroquinha Pinheiro
   Fazia enormes caminhadas pelos sítios pedindo ajuda como também ia até a capital Natal-RN.
         Fazendo grandes festas de partido e pedindo a colaboração de todos com a ajuda das pessoas dos sítios conseguiu construir A SEGUNDA igreja.
         Para Maroquinha Pinheiro não era só a igreja de pedra a erguer mas as famílias , os jovens. Ela foi a nossa primeira catequista. Lutava para a cidade se ergui. Fazia festa quando colocavam uma loja de comércio
           Uma vez quando eu era pequena ela me acordou para ir com meu pai pela madrugada a casa de um casal que já tinha três filhos e estavam brigando. Esta visita foi tão frutuosa que tive a alegria de participar das bodas de ouro desta família aqui em Brasília.
        Minha mãe partiu sem realizar o sonho dela de CONSTRUIR A "TORRE" da igreja como é normal no estilo brasileiro, em tantas outras igrejas... Era o seu último sonho fazer a torre da Igreja..
                                               Esta música lembra as suas festas...

Uma curiosidade:


       A cidade de Paraná-RN é divisa entre os estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. A minha casa é situada na rua da Paraíba. Todos nós somos filhos de Uiraúna -PB por este detalhe. E a cidade de Uiraúna- PB também é extensão da história dos meus pais que são cidadãos uiraunenses.         Porém, moraram sempre em Paraná - RN .
       A banda de música de Uiraúna - PB sempre estavam presente nas festa que minha mãe fazia junto ao povo dos sítios Caiçara, cardoso , Monte Alegre, Caracol e a Comunidade de Paraná-RN para construir a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
              Maria Pinheiro e tio Revil tinham grande amor pelos meus pais... Todo ano sempre vinha nos visitar com os filhos, nas férias das crianças e tenho hoje grande ternura e lembranças maravilhosas destes relacionamentos familiares que permanecem pra vida. Eram momentos de grande alegria para os meus pais. As fotos que hoje temos foram registros dos seus filhos principalmente, Heronides que também iam em tempos de festas...Graças a ele esta foto acima.
 Uma observação: 
        No cartório quando doei a casa fiz uma observação para que conservassem o estilo da casa para manter a memória das grandes festas pois a casa para mim deveria ser e continuar sendo daquele povo que meus pais amavam tanto. Só que esqueci de tirar uma cópia para os dirigentes da comunidade ou não olharam...e para surpresa minha chegando certo dia encontrei toda a sua frente descaracterizada. Tudo mudado: as janelas... Lugares das portas de entrada... 
    Terezinha as vezes jogava na loteria e me dizia que se ganhasse a primeira coisas era fazer novamente a réplica da casa...Como era antes. Porém hoje para mim isto não importa mais. O importante é estar servindo a comunidade.
    Foi espontâneo para mim agora, depois que Terezinha partiu ligar para saber como estava os armários da Casa paroquial. Com alegria fiquei sabendo que era ainda o mesmo que foi da minha mãe em Uiraúna. A Comunidade de Paraná-RN cuida com carinho desta casa. Mesmo sendo distante de João Pessoa. Peguei a agenda de Terezinha e encontrei o mesmo profissional de transporte, Seu que levou um mine caminhão para esta casa de Paraná com seus livros e instantes há pouco temo atrás...

        Levou os livros e estão ainda por la mas o projeto da Biblioteca não acolheram... Ela tinha vontade de conseguir também alguns computadores pois até hoje ainda não tem uma biblioteca pública..
             
         Quero convidá-lo para ser junto conosco ( Agora comigo pois sempre queria que Terezinha tivesse tempo para olhar e me corrigir... Ela sabia que eu estava fazendo este Blog. Porém, ela queria se aperfeiçoar melhor no uso do computador e o fez. Só que Deus teve pressa em levá-la. Mas, ainda tem tempo para você que vive conosco continuar esta história, escrever suas lembranças deste período e quem sabe contribuir para renascer a biblioteca.... Ser protagonista também ... Aguardo algum fato ou lembrança deste período que você presenciou com eles. Pode enviar para:                                                   
                                                      moreira.mcp@gmail.com
Região semeárida do nordeste

Dificuldades daquela época

          

 A cidade de Paraná-RN neste ano de 2015 passa por um período de grande dificuldade pela seca que assola esta região. O Açude que abastece a cidade secou. Um poço com disalinador é que se tornou fonte para toda a população da cidade de Pearaná- RN.

Uma medida que ajudaria bastante Seria "O projeto pequenas barragens" que muito tem ajudado na Bahia e Minas Gerais. Que tem como meta acumular mais água no lençol freático tornando a terra mais rica porque retém os nutrientes do solo.

       Consiste em fazer de locais de enxurradas pequenas barragens uma passando água para outra de modo que cada temporada de chuva vai enriquecendo com a umidade o solo e colhendo água em todo lençol freático da região.

       Estas barragens são reflorestadas em volta com a vegetação da própria região ou pomares que ajudarão na retenção da umidade da região e a durabilidade da água no recinto. São as matas ciliares de açudes, rios e barragens. È necessário que não desmatem para que permaneça mais a água nos seus solos e que aconteça menor evaporação.

Hoje na nossa Associação APASGU-PB foram construídas mais seis açudes e barragens forame deixando os solos menos áridos e mais férteis e atraindo mais chuvas no nosso sertão árido;


Projeto  APASGU-PB

Casa da Fazenda Sítio Guerrilhas 


          Sendo destruído também pedaço da cultura de um povo e de uma cidade. Pois naquela casa moraram meus avós Moisés Pinheiro e Vicência. Casa que era muito grande restando apenas um pedaço como lembrança em fotografia. Casa que abrigou Lampião e seu bando no período do cangaço.
            Eu flamboaiã plantei com o meu esposo Deaquino e Zé Félix e fica como símbolo da vida que existiu e se eterniza nos corações que amam e coloca os valores familiares como batentes que nos faz subir ao céu... Um povo sem cultura, sem preservar as sua raízes é como árvores suspensas sem vida e sem fruto.
          Hoje faz trinta anos da partida do meu pai Sátiro Francisco que certamente está feliz por preservar esta relíquia de nossa história.
Projeto Social APASGU-PB Antigo Sítio Guerrilhas.

           Meus pais deixaram também uma fazenda excelente com terras férteis e produtivas que fizemos à opção eu, meu esposo Deaquino, minha irmã Terezinha Pinheiro e meu irmão José Sátiro Pinheiro de vender para dez famílias. De preferência aquelas que eram filhos ou parentes daqueles que trabalharam com nossos pais e que não possuíam casas, terras nem bens...

     Para mim era um grande desapego... Tivemos propostas maiores... Mas a ideia de fazer a associação com estas dez famílias era também realizar os sonhos de meus pais de ajudar principalmente os mais necessitados e as pessoas com as quais trabalhavam que ele tanto amava.
     Depois de procurarmos as pessoas para formarmos uma associação a fim de que elas pudessem comprar a fazenda dentro do Projeto de Combate a Pobreza Rural, com o trabalho árduo de minha irmã Terezinha Pinheiro Moreira, Assistente Social da EMATER - PB, através de muitas viagens e caminhadas ela fez toda parte burocrática para a venda das terras e ajudou a fundar a APASGU-PB: A Associação dos Pequenos Agricultores do Sítio Guerrilhas.
      Fez parte do projeto uma casa para cada família. Uma das casas (que não era a casa grande que estava deteriorada pelo tempo e sem uso), já estava pronta. Foram construídas nove casas e cada família recebeu uma vaca com bezerro ou parida. Hoje a APASGU-PB já é quase uma agrovila.

      Hoje esta dez famílias já concluíram a construção das dez casas. E receberam também uma quantia para cada uma fazer um armazém ou depósito para a produção da lavoura.
Recentemente tive a alegria de visitá-los... A minha alegria era superior a deles... Foi uma grande festa!
A casa que foi palco da nossa infância além de ser hoje um "Centro Comunitário", Casa Paroquial da cidade de Paraná-RN é também enquanto a APASGU-PB, não possui uma sede, a sede como endereço desta associação de dez famílias que fazem parte hoje do ASSENTAMENTO SITIO GUERRILHAS - Uiraúna - PB.
                                                             Maria da conceição Pinheiro Moreira
                                                                        06 de dezembro de 2014

Saudades mas presença afetuosa que me atrai o céu para o meu convívio e é sempre presente...

Moisés Pinheiro e Vicência abrigaram aqui Lampião com sua tropa nesta casa. A casa era bem maior os herdeiros não mais permanecendo na fazenda deixaram a casa deteriorar-se.
Posteriormente esta fazenda foi vendida para a APASGU - PB dentro do Projeto de Combate á Pobreza Rural.


A Fazenda Guerrilhas palco que abrigou Lampião e a Coluna Prestes.


 Deaquino com a Natália pequena numa de nossas visitas.
 A que está com uma criança nos braços é Lúcia esposa de Eronides (Titico).

                                                           

Papai Sátiro Francisco era assim

      
Sátiro Francisco Moreira
Conceição Pinheiro e Sátiro Francisco em Brasília.
        
         Amigo, simples e bondoso, sempre presenciei seu sorriso.  
       Comerciante e agricultor no nordeste e em seu comércio era hábito seu, sempre que pesava produtos como açúcar, etc. colocava sempre um pouco a mais na balança. 
         Vivia para servir doar-se aos seus trabalhadores do campo e queria muito bem a todos.
        Quando meu pai já estava com a idade mais avançada vi um dia ele chegando perto do fogão ( naquela época a lenha) jogar um caderno gordo de contas das pessoas que lhe deviam. Colocou no fogo e sorrindo disse:
       Vou colocar tudo pra Deus. Seja lá o que Deus quiser!
      E foi maravilhoso constatar a resposta de Deus para aquele gesto! As pessoas vinham pagar as dívidas e ele dizia." Não sei quanto você me deve"e pagavam aquilo que sua consciência dizia e podiam....
         Ele afirmava que parecia que alguém tinha avisado para as pessoas virem pagar suas contas depois que ele desapegou-se daquela forma...queimando o caderno das dívidas dos outros. Tamanha foi a sua generosidade.
           Meu pai, Sátiro Francisco Moreira.
           Que posso dizer dele?
           Reflexo do amor do Pai para mim.
           Falava manso e corrigia-me sentada no seu colo. Por isso, nunca me deu uma palmada.
          Ternura que me envolve até hoje! ...
           Pela "comunhão dos santos" que eu "creio"!
           Minha prece ao Pai:
                          "Concedei-me o "CONVÍVIO DOS ELEITOS".


Fãmilia de Satiro e Maroquinha, falta José Sátiro

José Sátiro Pinheiro Moreira

              Meu Pai

 

Do alto de onde moro vejo serras lindas.
Nuvens distantes, afora visão da cidade.
O seu verde marcante a concentrar nuvens e céus além da visão do centro da urbe.
Ora de cinza abraçando-se terra e céus.
Da paisagem parcial leste da Borborema
Vejo o céu sobre minhas saudades.

Nesta manhã, dia dos pais da varanda de onde moro.
Vejo o grande Pai Criador.
Aqui estou eu olhando os céus, as serras.
Agradeço a ele por mais um dia.
Olhando você papai você vivo na minha lembrança.
Lembro-me daquela atmosfera de céu
Aqui da terra que era nossa casa, nossa família...


Homem alto, corpo proporcional, longos ombros, sem barriga.
Cabelos finos. Lisos claros, penteados para trás.
Homem simples, manso, rosto risonho, rosado, feliz!
Vestia para sair roupas bem passadas de linho e de algodão, bege, caque.
Mangas compridas de punho dobradas em duas vezes fazendo os gostos de minha mãe...
Em casa, de mangas curtas realçava braços fortes, mais bonitos.
Vejo meu Pai da terra meu gerador.
Na sua eternidade, eternizado em mim.
Agradeço aos três os dons da minha vida terrena.

Obrigada Deus pela vida!
Das origens que ficaram em mim junto aos de minha mãe, apesar de baixinho.
Aqui rezo e adoro.
O grande Jesus filho de Deus Pai criador.
Olhando o meu Pai, no céu do meu ser.
A dimensão do Cosmo.
A beleza deste universo sem fim.

                     Terezinha Pinheiro Moreira - Campina Grande - PB.


Padre Raimundo Osvaldo Rocha



         Foi aquele que plantou e semeou o evangelho da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Paraná-RN. Junto com minha mãe Maroquinha Pinheiro  que o recebia todos os meses em sua casa de portas abertas para esta comunidade, com sua comida deliciosa cheia de amor.
         Foi aquele que plantou e semeou o evangelho da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Paraná-RN. Junto com minha mãe Maroquinha Pinheiro  que o recebia todos os meses em sua casa de portas abertas para esta comunidade, com sua comida deliciosa cheia de amor



       Para quem não sabe vou lhe dizer quais os momentos de verdadeira ternura na minha infância. Parece hoje! 
        Ficaram vivas em mim as tardes de domingo quando minha mãe reunia as crianças e dava o catecismo para todas nós crianças sentadas nos batentes desta calçada da Igreja de Paraná- RN.

   Hoje a comunidade continua o seu trabalho, a catequese e é um lugar de grande devoção a Mãe do Perpétuo Socorro que até hoje se faz a sua tradicional novena, toda terça - feira a noite.
         Esta Igreja é o centro de comunhão da cidade construída com ajuda do povo, pobre  e sobretudo pelas também dos sítios vizinhos. 
                                                
 Apelo de um amigo

      Ontem encontrei um amigo que acessa meu Blog e sugeriu-me para que colocasse fotos da época em que os meus pais na cidade de Paraná–RN faziam estas festas para construir a Igreja.

Hoje a Igreja está pronta e muitos conterrâneos visitam e recebem graças da Mãe do Perpétuo Socorro que pede ao Seu filho: Jesus. E muitos... São socorridos... 
Peço para quem tiver fotos do início, daquela época (não tinham máquinas digitais como hoje). Podem enviar as fotos neste e-mail

                          Esta música é para lembrar as novas gerações o que fez parte da cultura desta cidade.
 


                                          
A casa da minha infância que foi doada por minha mãe,
 Maroquinha Pinheiro e meus irmãos José Pinheiro e Terezinha Pinheiro para a Igreja de Paraná-RN - Hoje é a Casa Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro..






            No coração da cidade assim era a casa da minha infância.
        Quando criança mamãe nos ajudava a fazermos coleções de santinhos e nos convidava a sermos santas também... E cresci também com este sonho. Um sonho que não se acaba jamais... Papai, mamãe, José e Terezinha chegaram à meta. Os três tiveram oportunidade de seguir a via de calvário de Jesus.
                                                                  A META
Resta-me aqui, como componente da minha família primeira e continuemos nós... Façamos por aqueles não não podem mais amar.
Tive a felicidade de conhecer o Ideal da Unidade, de Chiara Lubich e entendi que a santidade consiste "em amar o irmão, no momento presente da vida".
                                                                              ***

   Esta música faz parte da nossa cultura


                             

A igreja pronta.





Foto: Terezinha Pinheiro
Maesia Moreira

Maria das Graças e Iris e a netinha de Iris.
Terezinha Pinheiro Moreira

                                                                          
Foto: Terezinha Pinheiro
Interior da Igreja N. Sª do Perpétuo Socorro.
                                                       
                                                                     Música
          
Maria da Conceição P. Moreira
   
De longe tão perto
 
         Estive em Paraná-RN recentemente. Esta foto me recorda as vezes que saia de Sousa- PB, onde estudava para curtir o final de semana com meus pais... Chegava de surpresa. Batia na porta sempre aberta e dizia:
           Ô de casa! Como se fosse outra pessoa chegando. E era luminosa a acolhida do meu pai com aquele enorme sorriso e minha mãe largando a cozinha para me abraçar. Quantas vezes repeti esse gesto!
           Recentemente tive a alegria de participar de janta naquela sala e pude contemplar a alegria daquela comunidade naquela casa que continua aberta a todos, com a Presença de Dom Mariano, o Padre José e muitos da comunidade. Também a prefeita Oriana e seu esposo. No final do jantar o próprio bispo Dom Mariano nos chamou para tirar uma foto ao lado da parede onde se encontram várias fotos dos meus pais. Pena que não deu para sair às fotos dos dois como ele queria...
            Foi um momento de grande alegria e ternura de Deus para comigo poder ver de perto aquela casa como antes, cheia de gente como no tempo dos meus pais...




                                                         Conceição Pinheiro
Recordando a terrinha!

Forró
Zè Calisto - Escadaria
                                                                                                                                                                      
Yowtube




  Cartas e cartões escritos por minha mãe, Maroquinha Pinheiro.


Maroquinha Pinheiro
O NOVO!


Cartas de Maroquinha Pinheiro

       Neste trecho de carta da minha mãe, Maroquinha Pinheiro mostra o desejo que ela tinha de que todos aprendessem. (Para ajudar...) E como ela era grata aos jovens que trabalhavam ajudando no mês de maio, na coroação, na igreja de Paraná...


Esta carta da minha mãe, Maroquinha Pinheiro, mostra o desejo que ela tinha de que todos aprendessem a ler para ajudar... E como ela era grata aos jovens que trabalhavam ajudando no mês de maio, na coroação, na igreja de Paraná...


         Por que?  Ele é quem sabe o porquê. 
         Deus nos abençoe e a todos os nossos da nossa família e nossos irmão. Outra graça as moças estão ajudando em tudo na Igreja. A coroação foi elas que fizeram tudo como desejo. Mando que elas aprendam no colégio de Uiraúna cânticos da Igreja.

          Estou muito satisfeita com o povo. Estou tão velha e Sátiro também vais achar. Mas, graças a Deus tudo com saúde andando sempre para Uiraúna. E sempre Espirituosos Graças a Deus e sempre trabalhando na Igreja...

                                             



Antonio Moreira é o 1º da foto da esquerda para a direita: Alana, Maria Augusta,Juninho, Francisco, Natália Pinheiro,
                                                                 Deaquino, um moço de Uiraúna, Lais e José Pinheiro ( Meu irmão).


       Nesta carta mamãe conta o início da vida profissional de Antonio Moreira que foi na cidade de Paraná. E como ela valorizava a fidelidade até no namoro. Ela diz:

"Aqui vamos passando uma vida que não é tão boa mas não ruim. Graças a Deus sou conformada não sou curiosa pela vaidade. Entendo igual as nossa posses. E assim vamos vivendo fazendo o possível para os que nos são caros. (Referindo-se ao Antonio)
Sabes que Antonio Moreira está com uma farmácia aqui no quarto que foi a venda? Está todo forrado. Está praticamente nova.Ele vive bastante satisfeito...Está com a pele clara ficando bonito. Ele tem um compromisso com uma moça muito boa no Uiraúna. Aqui as moças é aquele vexame pelo namoro. Ele não liga. Não gosta sobre o amor a ninguém. Digo para ele: assim é que você vai ser feliz no casamento é ser fiel pela ausência."
      Logo que meu pai morreu minha mãe resolve doar a “Casa” onde nascemos para ser a CASA PAROQUIAL - Que hoje se tornou como um Centro Comunitário onde se realizam os encontros e reuniões da Comunidade Paroquial, catequese e também da comunidade.
         Um detalhe:
         A cidade de Paraná-RN é divisa entre os estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. A minha casa é situada na rua da Paraíba. Todos nós somos filhos de Uiraúna -PB por este detalhe. E a cidade de Uiraúna- PB também é extensão da história dos meus pais que são cidadãos uiraunenses. Porém moraram sempre em Paraná -RN.
A banda de música de Uiraúna- PB sempre estavam presente nas festa que minha mãe junto a Comunidade de Paraná-RN fazia para construir a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
         Uiraúna - PB é também palco de nossa infância.


Fazenda Sítio Guerrilhas - Uiraúna PB
Hoje APASGU-PB.

Fazenda Guerrilhas - Uiraúna - PB
Atualmente Projeto APASGU- PB
Este era um dos locais das minhas caminhadas com o meu pai.
Quando eu era pequenina gostava de subir os maiores altos que existia na fazenda com meu pai. Quando chegava ao cume me sentava e me divertia! Sentava-me no chão para olhar para o azul do céu e como ilusão ótica via bolinhas caindo do céu para o chão.
Outro divertimento era gritar e escutar o eco de minha vós... Este é maior à medida que a montanha se tornava mais alta.
Ainda gosto de olhar para o céu.
Sinto tanta alegria!
Imagino... Como será o céu de verdade?
Será que um dia chegaremos a contemplá-lo!
Este é o meu maior e mais belo sonho!
Acreditar na misericórdia de Deus é um consolo que nos leva a sermos mais misericordiosos com todos... Essa "misericórdia" deve resplandecer na nossa vida como a pureza do amor. Pois não existe amor com resquícios... Estas coisas que às vezes se guardam contra os outros são como um véu que não nos deixa viver na plenitude do paraíso já agora... E é isto e somente isto que quero viver com você e com todos...

Visualizar
Adicionar legenda



Arte: Maroquinha Pinheiro

Para eternizar e compartilhar com os que lhe conheciam e lhe amavam busquei nas suas cartas e logo encontrei esta cestinha feita por você, mamãe, expressando mesmo o que estava sentindo: “SAUDADES”.

 



Paraná-RN


De longe não me esqueço!

 Lembro-me com alegria, a ternura e a simplicidade do seu povo.
A brisa que lhe acarinha,  o canto afável dos pássaros na lagoa a fazer festa!

E nós crianças na calçada da igreja a brincar com pedrinas, o jogo do "Chibil".


Na tranquilidade de uma tarde ensolarada.

Comtemplando as flores do flamboyant no quintal do vizinho.
A magia e fantasia de suas crianças brincando também hoje, sem parques,

Sem areia e  sem brinquedos, de cantigas de roda.


Vejo a aspiração e sonhos dos seus jovens, na luta pela vida.
As emoções  e lágrimas de tantas partidas...
A mansa e dócil alegria do viver sem stress.

Na calçada á tardinha, com meu pai a conversar com seus amigos.

Contemplo fé radicada dos seus filhos,

Em Deus e na Mãe do Perpétuo Socorro.
Protegidos e ancorados pela mãe do "Belo Amor".
Do “AMOR dos AMORES”, a mãe de Jesus.


Não escuto mais as passadas cansadas de minha mãe, altas horas...
A trabalhar pela messe...

Pela fé transmitindo por meio da construção da igreja.

Com festas, procissões e esmolas.



Escuto o tocar do sino convidando os jovens e crianças

Para rezar o terço diário, na igreja com o altar 

Enfeitado pelas crianças cheias de fervor.



Também revejo seus cantar mamãe, embalando os sonhos. 

Idealizando, planejando solitária...

 A unir o povo com uma palavra de esperança
De fazer algo pela fé e pela futura cidade.


Hoje, seus passos e sua luta prosseguem...

No peregrinar da sua comunidade unida.
A formar e construir novos discípulos.
E eu daqui, do planalto central,  longe de suas lindas serras...

Mas, perto do coração dos seus que me buscam e me ligam;
Como carícia dos meus e dos seus pais que partiram...

               
Paraná-RN, pequenina terra!

De longe no amor e num só coração próxima!

Na sua festa, como em tantas festas... Celebro daqui

O esplendor de "viver aqui na terra como no céu".

Onde a vontade de Deus nos coloca.

Longe mas perto e feliz.
                                                       
                                                  
Maria da Conceição Pinheiro Moreira
            Setembro 2015




Paraná-RN é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do NorteRegião Nordeste do país. Situa-se na microrregião de Pau dos Ferros e mesorregião do Oeste Potiguar, localizando-se a uma distância de 439 quilômetros a oeste da capital do estado, Natal. Ocupa uma área de 81,390 km², sendo que apenas 0,3682 km² estão em perímetro urbano, e sua população foi estimada no ano de 2011 em 3 976 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o 131º mais populoso do estado e décimo primeiro de sua microrregião. 5

A sede tem uma temperatura média anual de 28,1°C e na vegetação do município predomina a caatinga hiperxerófila. Com uma taxa de urbanização da ordem de 20,77% (2010), o município contava, em 2009, com três estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,609, considerando como médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Paraná foi emancipado de Luís Gomes na década de 1960. Existem duas referências a respeito da origem do nome: uma se refere ao estado homônimo, localizado no sul do país, e a outra se refere a um antigo morador vindo de Santa Gertrudes, ParaíbaVice
Localização de Paraná no Brasil

WMA_button2b.png06° 29' 09" S 38° 18' 46" O

  Unidade Federativa

Mesorregião

Oeste Potiguar IBGE/20082

Microrregião

 Pau dos Ferros IBGE/20082

 Municípios limítrofes

 Em sentido horário: José da Penha, Tenente Ananias, Lastro (PB),Vieirópolis (PB), Uiraúna (PB), Luís Gomes e Major Sales.

 Distância até a capital 439 km3

 Características geográficas

 Área : 81,390 km² 4

 População

 3 976 hab. (RN: 131º) –  IBGE/20115

 Densidade: 48,85 hab./km²

 Altitude: 373 m (RN: 19º)6

 Clima:Semiárido

Fuso horário: bUTC−3

 Indicadores: IDHM

 0,589 (RN: 120º) – baixo PNUD/20107

 PIB: R$ 16 369,435 mil IBGE/20088            PIB per capit

                         

Maria da Conceição P. Moreira
 
         Estive em Paraná-RN recentemente. Esta foto me recorda as vezes que saia de Sousa- PB, onde estudava para curtir o final de semana com meus pais... Chegava de surpresa. Batia na porta sempre aberta e dizia:
           Ô de casa! Como se fosse outra pessoa chegando. E era luminosa a acolhida do meu pai com aquele enorme sorriso e minha mãe largando a cozinha para me abraçar. Quantas vezes repeti esse gesto!
           Recentemente tive a alegria de participar de janta naquela sala e pude contemplar a alegria daquela comunidade naquela casa que continua aberta a todos, com a Presença de Dom Mariano, o Padre José e muitos da comunidade. Também a prefeita Oriana e seu esposo. No final do jantar o próprio bispo Dom Mariano nos chamou para tirar uma foto ao lado da parede onde se encontram várias fotos dos meus pais. Pena que não deu para sair às fotos dos dois como ele queria...
            Foi um momento de grande alegria e ternura de Deus para comigo poder ver de perto aquela casa como antes, cheia de gente como no tempo dos meus pais...

Apelo

Foto: José Santana - APASGU-PB

       
                                                  Parabéns, Paraná-RN!



Foto: Conceição Pinheiro
   Este aniversário da cidade de  Paraná-RN coincidiu com a linda missa da páscoa a qual todos participaram.

        Que a “III CAVALGADA DA PAZ” e a festa de aniversário da cidade faça crescer sempre mais laços profundos entre todos “MUNICÍPIO  e CIDADE” fazendo de todos um coração só, uma alma só, UM SÓ CORMO SOCIAL: 
                    
         A CIDADE “PARANÀ-RN  
                      

A todos os paranaenses a alegria de sermos partícipes deste tempo pascal e que verdadeiramente todos deem espaço para que Jesus ocupe o nosso ser e que deixemos que ele atue e não deixemos a oportunidade para servir e amar concretamente a nossa volta. Pois, cada dia “ELE não volta... COM AS OPORTUNIDADES.
Não deixemos ele preso dentro de cada um de nós sem poder servir de verdade os irmãos, como só “ELE serviria. Através do nosso ser! Eis a mensagem:  
 
 "A nossa alegria não deve ser apenas uma euforia passageira, mas um estado de espírito, fruto da certeza que Deus está sempre conosco.
      Jesus Ressuscitado é o sol da alegria e nós podemos levar a sua luz e sua alegria a todos. A nossa alegria é viva, venceu a morte. O evento da ressurreição repete-se em nossa vida no quotidiano. Em cada dor está a morte e em cada morte uma ressurreição, por isso a alegria reina no coração de quem crê."
       
       Acreditamos no seu presente e no seu futuro Paraná- RN!

           Acreditamos nos seus filhos cheios de Sua luz que ama a todos sem distinção. Parabéns Paraná-RN! 

**************************************************************************                                  



                        
Obras e funcionamento dos órgãos públicos na cidade de Paraná-RN e não nos sítios dos prefeitos anteriores 

É um fato histórico para a cidade!
Que Oriana assim como o Papa Francisco tenha força e garra para desvendar os preconceitos... E no caso de Paraná-RN apareceu finalmente alguém que ama esta cidade de verdade e começa fazendo Obras na cidade e não só no município como era antes. Que ela não seja levada pelas forças políticas que não governam para o povo e sim para si mesmo. E só olham o seu pedaço de chão.
         Tenho recebido sempre boas notícias de pessoas de fora, da administração da Prefeita Oriana,  dessa mudança e desmistificação que deixaram o Paraná-RN mais de cinquenta anos parado no tempo... Descriminação e abandono como se fosse algo distinto, cidade e município. Tudo é uma coisa só... Assim como a alma é para o corpo, a cidade é para o município. Porém antes a cidade era completamente largada... Sem a "alma" que era o poder exercido fora dela. Tanto que não cresceu porque não tinha alma, seus dirigentes  se voltavam para si mesmo... Para os seus sítios.
                                        E as pessoas de fora me diziam:
                                       Que coisa! Aquela cidade de Paraná-RN não tem jeito. Não tem jeito porque não a amavam e só faziam obras para o seus redutos, os seus sítios... A Prefeita Oriana tem se comprometido e está começando a viver pela cidade sem discriminações e desmistificando estes preconceitos. Conduzindo todos como deve ser um só povo: Essa é a razão do nome que dei ao meu Blog:  "Paraná-RN nosso Povo". Porque temos que amar a todos...

           Rezo todo dia para que ela tenha força e garra para fazer funcionar a verdadeira transformação destas práticas erradas e que esta cidade precisa:

            Que todos os seus órgãos públicos funcionem dentro da cidade e não fora... 

           Penso que é o principal desafio político da Prefeita Oriana. Avante Oriana!

                                                                                       Brasília 04/02/2014

Foto: Conceição Pinheiro
 À cidade de Paraná-RN:


                                       Raios de ternura


                                               7 de setembro de 2014.
 Raios de ternura cobrem a pequenina cidade de Paraná-RN!
 Assim, com a força do caminhar juntos, encontraremos a resposta:
          

 Despertam com o seu brilho, como apelo ao trabalho e a luta cotidiana os seus filhos de então.
 Lindo o seu despertar com o cantar da passarada, na lagoa a nos saudar!
 Raios que acendem nas crianças e jovens a praxe de desvendar livros, perspectiva de uma nova geração.
 Raios que despontam a esperança de que nas suas ruas se situem os seus órgãos públicos, sonho de desenvolvimento de gerações passadas e presentes.
 Raios, luz Divina, ilumina o poder público para que Paraná- RN corresponda à sua vocação de cidade e não extensão...
 Raios que chegam aos seus filhos distantes, espalhados pelo Brasil e anseiam a sua libertação.
 Que um dia você floresça como a flor de lótus, esplêndida nas águas do seu solo...
 Com seus estabelecimentos e órgãos públicos expandindo as suas ruas...  
 E os seus filhos não sejam mais peregrinos para resolver seus problemas como seus cidadãos dignos, na sua cidade, que hora ainda está envolta nas nuvens cinzentas  da desolação, por seus direitos como cidadãos.
 Raios que aclaram a sua natureza perfumada pelo aroma dos verdes campos. Com frutinhas, passarinhos e filhotes, ninhos, barreiros e barragens, onde mergulhávamos de olhos abertos para pegarmos o fruto da flor de lótus...
 Raios que iluminam a sua natureza perfumada pelo aroma dos seus campos chuvosos.
 Com frutinhas, passarinhos e filhotes, ninhos, barreiros, barragens e açudes onde mergulhávamos para pegar o fruto da flor de lótus.
 Nos seus raios, cheios de amor, trilharam tantos filhos que se foram e misteriosamente adentram na luz verdadeira do amor, que é Deus.
 Caminhemos todos, cada um dando tudo de si mesmo. No seu raio de amor,  para descobrir a grandeza e o bem do outro.
 No raio da vontade de Deus que é viver no amor, na justiça, na paz...Lutando para acontecer o "BEM" pra todos,  sinônimo do amor de Deus expressa em cada um... Seja na cidade ou município. Uma rede de amor !


 O que podemos contribuir para fazer resplandecer a vida e o desenvolvimento de nossa cidade?
                          Maria da Conceição Pinheiro Moreira




  

Músicas cantadas nas festas da igreja de Paraná-RN


Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Paraná-RN


 
 Celebração de Beatriz na Festa Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Paraná-RN:








                                

O contexto social e político da Cidade de Paraná-RN, hoje.


         Uma pequena cidade situada entre os recantos da Paraíba e Rio Grande do Norte. Pequena no sentido geográfico, porém grande pelo afeto dos seus filhos moradores da cidade e tantos espalhados Brasil á fora.

          Porque o Paraná-RN não crescia?

        Pela falta de políticas públicas que valorizasse a cidadania dos seus filhos, moradores da própria cidade através de politicagem sobressaltando o sítio Caiçara por ser a maioria moradora daquele sítio que hoje é uma Vila importante, quase uma cidade devido ao investimento maciço dos eis- administradores da cidade que não valorizavam a própria cidade pensando no próprio bem estar... Neste sítio, segundo me diziam, até os órgãos públicos, funcionavam ali mesmo, no sítio dos prefeitos assim  não necessitavam nem se deslocarem do seu próprio sítio para governarem... Todos sabiam também que a estrutura de serviço público da prefeitura não funcionava na cidade de Paraná-RN, mas no sítio. Até o dia das mães, contaram-me eram comemorados lá... E as mães da cidade de Paraná-RN se quisesse participar teriam que se deslocar para o mesmo, a pé ou de bicicleta ou moto para a sua festa. O certo é que iam poucas mães da cidade e o presente das mães não chegavam até elas. Às vezes uma rede para cada mãe... Etc.

          Não é que sou contra o Sítio Caiçara. Ao contrário amo o povo da Caiçara porque muitos deles deram um contributo enorme, no tempo das festas que minha mãe, Maroquinha Pinheiro fazia para construir a Igreja... Eles vinham todos para a Festa da Igreja e ajudaram a minha mãe a construir a Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro trazendo galinhas para serem leiloadas na “Quermesse”.. O povo de “CAIÇARA” é um povo bom e generoso.
          Naquela época não havia água encanada na cidade. E lembro-me de que minha mãe mandava encher muitos “potes de água” para que o pessoal da Caiçara e dos sítios vizinhos  pudesse beber. O pessoal da Caiçara é maravilhoso.
          Meus pais sempre foram a favor do desenvolvimento de todos... Tanto da Caiçara, dos Sítios vizinhos e não se sentiam bem com estes preconceitos, fruto da ignorância de alguns ou muitos.

          O importante agora é agradecer a Deus, pois é a primeira vez que uma filha da própria cidade de Paraná é eleita e governa para todos... Fazendo o resgate social, do desenvolvimento urbano, educacional, administrativo voltado para a cidade e não para o bem estar pessoal de grupos.            
    Desenvolver a cidade, dando vida, tornando as funções normais dos órgãos administrativos justos, para todos. Perpetrar na cidade e não no sítio seus órgãos de serviços. Pois, segundo os moradores me diziam até a ambulância da cidade era no sítio dos prefeitos.
               Como pode uma cidade crescer desta forma?

               Aniversário da cidade, desfile de sete de setembro são festas que fazem crescer o patriotismo pela cidade e faz unificar município e cidade. Não tem sentido estas festas dispersadas nos próprios sítios, fechadas em si mesmo sem fazer crescer nas crianças o sentido amplo e alargado do que é a sua cidade, a sociedade, o estado, o país e o seu mundo: “UMA SÓ FAMÍLIA”.
         Estas festas são motivos para crescer o amor pela cidade a qual pertence, a unidade, a união dos sítios, do município é que compõe a cidade... É o que faz gerar o patriotismo e o seu desenvolvimento e não ranços de politicagem que nada constroem.
         Gostei da forma como Dávila Galiza descreve a política, partilho com vocês: (Dávila é filha de um primo Paulo Pinheiro  e em João Pessoa faz parte do MPPU).
“Sendo assim, é compreensível que uma pessoa não goste de política, todavia não há como ignorar o fato de que todos os aspectos de nossa existência têm a ver com política”. O filósofo Aristóteles definiu o homem como um ser essencialmente político, porquanto todas as nossas ações se desenvolvem em sociedade e interferem diretamente na realidade social, como por exemplo, na luta pelos nossos direitos, enquanto cidadãos; no exercício de trabalhos voluntários em escolas; na participação em associações de bairros e até mesmo no relacionamento com os nossos vizinhos. Isso também é política!
                “Desse modo, todos - políticos e eleitores – são politicamente responsáveis pela construção de uma sociedade mais justa e mais fraterna. Considerando tal fato, faz-se imperioso conceber a política como instrumento capaz de promover o bem de toda coletividade e não de interesses particulares restritos a determinados grupos de pessoas ou classes sociais".
                                                       
          Parabéns a toda população de Paraná-RN pelo resgate da fraternidade política e pela conquista da cidadania paranaense... Juntos os municípios constituem o coração que faz pulsar a cidade, resplandecer a sua vida... O seu desenvolver-se. O seu crescimento comercial, social, intelectual, cultural e político.
         O município, o sítio é como a flor que faz a beleza da roseira. São as flores da roseira que enfeiram o jardim. O jardim é a cidade que com o seu crescimento ordenado e sustentável faz a alegria de todo o seu povo. E os que moram na própria cidade são os anfitriões, devem ter um coração de mãe, que acolhe a todos como são... Com defeitos e qualidades. Devem estar ali para amar e servir a todos, sem nenhuma restrição.          
                                                                                                      Maria da Conceição Pinheiro Moreira 

            Escrevi no período da festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que acontece todo ano, no mês de setembro. Porém só publiquei no Blog dia - 25/10/213.
                                                            Hoje dei uma adaptada: 07/01/2014      


Comentário que fiz na página :

Prefeitura municipal de Paraná-RN:

  • É um fato histórico para a cidade! Que Oriana assim como o Papa Francisco tenha força e garra para desvendar os preconceitos... E no caso de Paraná-RN apareceu finalmente alguém que ama esta cidade de verdade e começa fazendo Obras na cidade e não só no município como era antes. Que ela não seja levada pelas forças políticas que não governam para o povo e sim para si mesmo. E só olham o seu pedaço de chão. Tenho recebidos sempre boas notícias dessa mudança e desmistificação que deixaram o Paraná-RN mais de cinquenta anos parado no tempo... Descriminação e abandono como se fosse algo distinto cidade e município. Tudo é uma coisa só... Assim como a alma é para o corpo a cidade é para o município. Porém antes a cidade era completamente largada... Tanto que não cresceu porque não tinha alma se voltavam para si mesmo...
  • E as pessoas de fora me diziam:
    Que coisa! Aquela cidade de Paraná-RN não tem jeito. Não tem jeito porque não a amavam e só faziam obras para o seus redutos, os seus sítios... A Prefeita Oriana está começando a viver pela cidade sem discriminações e desmistificando estes preconceitos.
    Rezo todo dia para que ela tenha força e garra para fazer funcionar a verdadeira transformação destas práticas erradas e que esta cidade precisa:
    Que todos os seus órgãos públicos funcionem dentro da cidade e não fora...
    Penso que é o principal desafio político da Prefeita Oriana. Avante Oriana!

    Uma linda programação iniciando com a

    I Cavalgada pela Paz de Paraná-RN.




     Comemorando os cinquenta e um anos da cidade de Paraná-RN um dos programas foi a I Primeira Cavalga pela Paz. Uma belíssima ideia da Prefeita Oriana que passando pelos sítios, concluiu na cidade, produzindo a verdadeira unidade na população. O fruto desta cavalgada foi um enorme sentimento de fraternidade entre todos... (“Todos irmãos, filhos de um único Pai que é Deus”), extinguindo todo preconceito que não progride, ao contrário, regride.

            Que a Festa da padroeira de nossa cidade que acontece agora de 11/09 a 21/07 de 2014 tenha a participação de todo município e cada vez mais Deus continuará iluminando o seu povo. Esta união entre todos é que faz atrair do céu as providências e Deus realiza os anseios de todos. Porque só o amor atrai a presença de Deus, através do Espírito Santo que habita em cada cidadão gerando a “alma” da cidade. A atmosfera de céu onde ninguém vive só ou isolado porque cada um vive não para si, mas pelo outro... Lição dos astros! Pois no dia que um astro resolver girar para si mesmo, certamente acontecerá uma catástrofe.

         Vamos acabar com as catástrofes que geram desigualdades. Ninguém é melhor que o outro. Pois, "em cada um Jesus quer ser amado".

             Obrigada Oriana pelo apoio á Festa da Padroeira e da comunidade de Paraná-RN!
             Que Deus continue iluminando o seu trabalho e quanta força e ousadia precisará para o “lá” da cidade. Sei que não é fácil, mas você conseguirá...
            Já foi dada a largada com a harmonia e limpeza da cidade. Com a prevenção na saúde de todos. Na oportunidade de locomoção através da ambulância presente... Com a ajuda aos pequenos agricultores combatendo o semiárido, com pequenas barragens ou barraginhas que atrairá a umidade, usando o recurso das máquinas, sem discriminação... Na educação das crianças e jovens e o mais belo de tudo: governar para todos, sem resquícios contra adversário.
             Avante Oriana! Acreditamos e confiamos na sua coragem e determinação. O espaço deste Blog está aberto para a comunicação com a comunidade. Com o meu abraço, conte com minhas orações, á distância, por você e por todos. E nestes dias particularmente pela Festa da Mãe do Perpétuo Socorro.

    Maria da Conceição Pinheiro Moreira
    10/09/2014.


    Semana do aniversário da cidade de Paraná-RN

       Paraná-RN, nas suas verdes serras a esperança de todos pela conquista da soberania da cidade.
                                                                Conceição Pinheiro

      Dia 23/02/2014

    Uma bela programação que une todos numa só família paranaense! 

    I Cavalgada de Paraná/RN


    O desfile no dia do aniversário da Cidade - 51 anos da Cidade de Paraná-RN.



    Vídeo do Youtube

    O 1º Festival da Cultura Intermunicipal de Paraná-RN.


    Racionamento de água para a população de Paraná-RN

     

    Da Comunidade do Facebook "PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANÁ-RN

     

    Prefeitura municipal de Paraná RN

    21 de fevereiro

    "Prefeita Oriana Rodrigues participa da abertura dos trabalhos legislativos da câmara municipal."

    Na noite de quarta-feira, dia 19 de fevereiro de 2014, às 19:00 horas, aconteceu a aberturados trabalhosa legislativos da Câmara Municipal de Paraná/RN, que contou com a presença da Excelentíssima Senhora Prefeita Municipal, Oriana Rodrigues, além do Secretário Municipal de Finanças, Francisco Sales Libânio, onde a mesma fez a leitura da Mensagem Anual, endereçada ao povo paranaense, através de seus representantes legais, que são os Vereadores. Na ocasião, a Prefeita Municipal fez um balanço das ações realizadas por sua gestão durante o ano de 2013, bem como renovou o compromisso com todos os cidadãos deste município, no sentido de que continuará administrando pelo bem comum, priorizando as áreas de saúde, educação, saneamento básico, agricultura, esportes e cultura.

    Além da Prefeita Municipal, usou também da palavra o líder político Sales Libânio, que também fez um balanço das realizações empreendidas, graças ao seu empenho e persistência da atual administração e destacou que este ano de 2014, será bem melhor que 2013, com a perspectiva de concretização de obras estruturantes para o Município, como urbanização, pavimentação, quadras de esportes, escolas, entre elas a UBS, a obra que entrará para a história de do nosso Paraná/RN.

    Esta é a primeira vez na história política do Município de Paraná/RN, que o Prefeito comparece à Câmara Municipal na abertura dos trabalhos legislativos para ler a mensagem anual e prestar contas de sua gestão.

                                         Conceição Pinheiro comenta:

           

      Administração Oriana



    A Prefeitura Municipal de Paraná apresenta sua Logomarca, demonstrando o compromisso assumido de "Mais Trabalho, Novas Conquistas". A prefeita Oriana Rodrigues começa a nova administração lutando para retirar o município do ostracismo que foi os últimos oito anos.

    Sempre ao lado do seu esposo Sales Libânio, a prefeita trabalha para melhorar a vida do município de Paraná, Buscando transformar a realidade em um futuro melhor.
    Postado Por: Maciel Ribeiro
    Fonte: Folha Regional
                                                               Aos pais paranaenses
                 Uma homenagem com esta música a todos os pais presentes e ausentes da cidade de Paraná- RN especialmente meu pai Sátiro Francisco Moreira e ao pai da Prefeita Oriana os quais tinham um amor particular por esta cidade.

                                                                       

                                   



    Veja que Terezinha Pinheiro procurou fazer dentro do PROJETO CIDADE


    •     Propostas da AGENDA CIDADE NOVA para o PROJETO CIDADE
    •     Resumo de um dos Congressos de Humanidade NOVA ( Movimento dos Focolares em Brasília ( Este é antigo. Quanta coisa hoje   foi feita... 

     


    Convite por ocasião da Campanha da Fraternidade.



    Gostaria de lhe fazer um convite:
              Vamos fazer do nosso “setor” ou “lugar“ onde moramos o recanto mais lindo de mundo?
    Eu já conquistei vários espaços na minha quadra... Espaços para árvores e flores...
    Olhe a frente de sua casa...
    Retire tudo que não é harmonioso e está fora de lugar... Ou encostado... Sobrando... E encontra-se como entulho, bem na frente... ou atrás... Coisas que não servem mais ou que não estão em uso . Tudo que está para precisa circular... Podem ser doadas... Percebi que só possuímos realmente o que se dá... Do contrário fica...
    Se sua área do lado, da frente já está tudo no concreto: cimento. Chame um pedreiro. Abra um lindo canteiro... Com muitas flores para atrair os pássaros e as borboletas... Ou uma ótima horta caseira.
    Vamos abrir um recinto (canteiro) livre para a água penetrar no solo e acabarmos com as enxurradas?
                Se cada um fizer um pouquinho... Vai fazer efeito no todo!
    Tem-se espaço?
     Plante palmeiras. E árvores que dão frutinhas para alimentar os pássaros, como amora, goiaba, pitanga ou acerola. Assim vamos construir a nossa volta um ambiente natural, acolhedor e “ENCANTADOR”, COMO UM LINDO SONHO !
              Vamos trazer o verde, o sabor das frutas colhidas no pé..., A beleza e o perfume das flores para nossa casa, como eco à Campanha da Fraternidade 2007!
    ·       Você sabia que a plantação de flores em volta de hortas ou plantação agrícola elimina o ataque dos insetos na produção ou na horta?
    ·       Você sabia que as árvores e plantas em sua volta respiram ou consomem o gás carbônico que iria para o seu pulmão?
    ·       Você sabia que quando se faz qualquer queimada estamos queimando o oxigênio que respiramos e aumentamos o aquecimento global?
    Vamos ser a voz dos pássaros e animais mal tratados e sofridos?
    (Divulgue esta ideia com o seu vizinho, amigo ou parceiro de roça... ou em qualquer espaço para a comunicação outro espaço que tenha).
                          Obrigada! A “natureza e o planeta agradecem em forma de Vida, de frutos, de providência e acima de tudo de PAZ”!
                                                                  
                                                               Conceição Pinheiro

         Paraná-RN tem uma nova administração e um novo visual

              O Paraná-RN tem novo visual com a limpeza das ruas e a população colaborando começando a reciclar. 
              Sentimos que a cidade está sendo cuidada e amada pela nossa prefeita Oriana. Em nome da população agradecemos!
     Cada família pode com pouco tempo, com apenas duas lixeiras: “papel” e “plástico” reciclar... Pode entrar em contato também Lírio que recicla há muito tempo e outras pessoas também.
             O material orgânico pode ir para as plantas. . As escolas podem dar também o seu exemplo.
         Muitos já comentaram e começam a sentir a diferença. As escolas também podem dar o seu exemplo de reciclagem com os alunos usando a criatividade e ajudando a população....
              Tantos já me dizem que está diminuindo os mosquitos e moscas na cidade de Paraná- RN.
              A cidade começa a ficar mais bela e a natureza e o planeta agradecem.


                              Para a Prefeita Oriana Rodrigues


    Gostaria de cumprimentar a Prefeita Oriana e desejar um trabalho cheio de muita luz para sua administração.
    Como todos sabem a cidade de Paraná-RN que fica na divisa entre os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte era sempre esquecida pelo poder público destes dois estados. Até seus órgãos públicos... Ambulâncias, etc. funcionam no Sítio Caiçara que já está maior do que a própria cidade de Paraná-RN.
    Oriana representa a esperança que Paraná-RN sempre teve de ter uma filha sua á sua frente. Penso que Guido Rodrigues que é pai de Oriana, e já está no céu, acompanha com alegria este seu empenho que sempre foi o dele de ajudar ao povo de Paraná-RN sem discriminação e para todos.

    Deixo aqui o “pacto político” de Chiara Lubich para que todos os cidadãos paranaenses se unam e esqueçam as divergências políticas passadas para edificação de relacionamentos fraternos, transparentes, verdadeiros também entre as pessoas dos sítios que fazem a cidade de Paraná-RN. Ninguém pode se sentir melhor que o outro.
    Vamos viver “para amar Jesus em cada pessoa” e todos experimentarão a alegria de ser amado e guiado pelo próprio Deus que é somente AMOR.
     Com imensa alegria deixo o nosso fraterno abraço a esta filha de Paraná-RN: Oriana Rodrigues  que ama esta cidade o quanto amamos.



    Deaquino Moreira , Maria da Conceição Pinheiro Moreira e família.
    Obs.:  Oriana tem também uma grande intercessora ao Pai do céu

     

                              Comece você mesmo...


    Existe algum “projeto” para deixar a nossa cidade de Paraná-RN mais bela, mais bonita e melhorar a nossa qualidade de vida? Comece você mesmo... Junte-se a outras pessoas com iguais interesses. Por exemplo: a manutenção e arborização das praças e ruas. (Adote uma praça ou recanto próximo a sua casa para deixar a sua marca como voluntário do verde e das flores.O que temos feito para melhorar o aquecimento global?

    Quer deixar a sua casa, a sua cidade, o planeta mais frio?
    Contribua com a diminuição do "Aquecimento Global" da atmosfera... O que você está fazendo ?
    Pintar o Teto de Branco por cima é um bom contributo:
             Faz diminui o calor dentro de casa e ajuda a diminuir o aquecimento global do planeta.
              
    Serra do Parará -RN
    Foto: Conceição Pinheiro
    (Como pintar o teto de branco). (Quem tem telhas de amianto. Faz diminuir o calor).Ou plantar mais árvores e flores?

    Na nossa cidade existem calçadas para pedestres ao longo das vias mais 

    movimentadas?

    Como anda a iluminação das nossas casas e ruas?

    E a limpeza? O que se pode fazer para a reciclagem do lixo?

    E a agricultura orgânica com o adubo de folhas e sobras de comida e cascas de 

    frutas?

    Sabia que podemos produzir nas nossas casas o que ajuda para uma

    alimentação saudável, como frutas e verduras?

    Coloco algumas ações e medidas que ajudam no equilíbrio sustentável e que 

    combatem a proliferação de insetos e pragas acarretando doenças, pois tudo

    vai para as fontes de água transtornando a saúdes das crianças, jovens e 

    adultos.




              GLOBLAL CITYFORUM


          

    Agradecimento

    A população de Paraná-RN agradece a Prefeita Oriana pelo zelo, cuidado e carinho também pelos que partiram... Oportunizando a transformar o cemitério de Paraná- RN num imenso jardim. Colocando um funcionário para cuidar do mesmo. 
                                                                                         

                                                                                    

    O barracão

      


    Salão do mercado do Paraná - RN onde no passado ficava a "difusora", á noite, com o programa ao vivo feito por Ramalho soldado que possuía uma bela voz. A criançada brincava e dançava ao som de Luís Gonzaga  Entre as músicas que não faltava era: "Meu cigarro de palha".

                           Conceição Pinheiro
                               08/07/2013


                                                                                                    Música !    
                                                              


    Para João Cosmo, nosso grande amigo.

                Hoje dia do amigo uma homenagem a todos os amigos e amigas da cidade de Paraná-RN.
              A foto do painel é João Cosmo visitando o Centro Mariápolis onde eu e meu esposo Deaquino fazemos um trabalho voluntário.
               João Cosmo morou aqui em Brasília e é um cidadão atualizado e que mesmo sem saber ler viaja de vez em quando aqui para Brasília e é sempre uma alegria quando ele vem nos visitar.
                Atualmente ele está se recuperando de uma cirurgia de visão e uma visita para ele será de grande valia e alegria para ele e para quem for visita-lo.
                João Cosmo é o símbolo do cidadão que exerce a sua cidadania participando e dialogando com a prefeita, com o simples e com o pobre.
               Mesmo sendo idoso coloca a sua rocinha, colhe o seu feijão e milho mesmo sem ter terra.... Quanta terra improdutiva na nossa cidade e no nosso país por falta de mãos que a trabalhem!
                Grande abraço para todos amigos e amigas de Paraná-RN e que cada um procure deixar o coração aberto para Jesus nosso maior amigo. Ele está presente no nosso coração por meio do Espirito Santo que nos doou após a sua morre de cruz, na ressurreição. Porém, é preciso dar espaço para que ele cresça sempre mais na nossa vida.
               E como abrir o nosso coração para ele?
               Antes de tudo amando - O "na pessoa do irmão que passa ao nosso lado no momento presente da nossa vida".
               É preciso fazer a experiência. Quando você durante o dia está sempre pronto para parar com aquele que lhe procura. Escutar sem pressa e sem resposta programada. Voltar-se não só para os interesses do seu dia, mas daquele que também entra na sua vida naquele dia. No final do dia você percebe que seu coração está pleno de uma alegria imensa que não sabe de onde veio. É Jesus que passa a fazer morada no seu ser. Começa a habitar no seu coração. Tem companhia melhor?
               Outra maneira dele entrar é a escuta da Palavra ou lida, meditada ou na participação da liturgia anual da Igreja que doa a todos nós como cristãos.
               Outra forma é estar unido a alguém e em comunidade. Pois ele falou: "Onde dois ou mais estão unidos eu estou no meio deles".
               Este está "UNIDOS" pode ser entre um católico e um evangélico, entre um pai e um filho, entre irmãos ou namorados. Basta estar unidos no seu nome. A comunidade que reza, ora e pede unida é uma comunidade ou família que tem o céu...aberto para lhe ajudar. De onde não espera chega... A providência ou a luz para resolver os problemas...
             Neste momento uno-me a você e peço a Deus duas coisas importantes para a nossa vida: " a sabedoria e a providência". Que Jesus unido entre nós mesmo à distância, nos plenifique sempre com a Sua presença...
             Abraços e parabéns, amigos (a),
                                                   Maria da Conceição P. Moreira

                                                   20/07/2014

    Foto: Conceição Pinheiro


    O que você pode fazer pela sua cidade?
    O que Terezinha Pinheiro estava fazendo?